top of page

CICLO DE RODAS DE CONVERSA :

A importância do toque: da gestação ao primeiros meses.

 

A pele é o principal meio de contato do bebê com o mundo. É através dela que o bebê estabelece uma interface entre o eu e o outro, entre mundo interno e mundo externo. Essa diferenciação acontece a partir das primeiras relações estabelecidas com os pais e se dão através de experiências corporais, como por exemplo: alimentação, cuidados, afeto, etc. Sabendo disso, a ADOLETA preparou um workshop sobre a importância do toque com experimentação em SHANTALA, técnica de massagem milenar potente para o desenvolvimento infantil e estreitamento dos laços familiares afetivos.

Amamentação: benefícios e dificuldades.

 

Amamentar traz muitos benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. É uma incrível maneira de criar intimidade e construir elos. O leite materno possui ainda todos os nutrientes de que o bebê precisa para se desenvolver de maneira saudável. Porém, como amamentar nem sempre é uma tarefa fácil, a ADOLETA propõe uma roda de conversa inteira sobre amamentação, da insegurança inicial às dúvidas do desmame adequado e afetivo.

Descobrindo o mundo ao redor – desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial de 0 a 3 anos.


Consideram-se três grandes áreas de desenvolvimento infantil: motor, cognitivo e emocional. Estas três áreas de desenvolvimento interligam-se e influenciam-se simultaneamente. E, em cada uma delas, pais, bebê e genética tem seu papel. O desenvolvimento físico dos aparelhos sensorial e motor são importantes para que comece a explorar o mundo, guiado pelo seu instinto natural de curiosidade em explorar tudo o que o rodeia. Sabendo disso, a ADOLETA propõe uma roda de conversa sobre a importância da vivência diferenciada de sensações para o desenvolvimento da criança e para a formação do repertório motor.

Birras: como lidar?


A chamada birra é um comportamento que se observa quando a criança se vê em uma situação de frustração. Ela pode envolver choro, gritos, se jogar no chão, ficar mudo, agredir-se, morder, unhar, urinar, entre outros. A birra e explosões de raiva como essas são comuns entre as crianças pequenas. No seu cotidiano, os pais e profissionais da Infância precisam enfrentar constantemente a birra dos pequenos. Para ajudar nessa tarefa, a ADOLETA preparou uma roda de conversa cheia de dicas e orientações.

Será que meu filho é hiperativo?


Por muitos anos pais e educadores ficaram perdidos com crianças difíceis de manejar. São crianças com dificuldade de se concentrar, que preferem a ação à concentração, rápidas nas suas reações e que não pensam antes de agir. No entanto, muitas vezes, tudo o que essas crianças precisam é de compreensão. Compreender a origem do mau comportamento pode ser útil para diminuir os episódios desagradáveis, e para fazer a criança sentir-se segura e autoconfiante. Para ajudar, a ADOLETA preparou uma roda de conversa cheia de dicas e orientações para pais e educadores de pequenos bagunceiros.

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS:

DÉBORA PLÁTON HOPPE

 

Psicóloga formada pela Universidade Mackenzie com especialização em Psicanálise e instrutora de Shantala e Baby Yoga. Com experiência nos contextos de saúde mental no Sistema Único de Saúde, conta com conhecimentos importantes em reabilitação neuropsicologica e intervenções escolares, atendimentos clínicos de crianças e suas famílias com questões comportamentais e atraso no desenvolvimento. Professora licenciada da Dança Materna. Sócia-proprietária da ADOLETA.

 

CRP 06/88667

LARISSA BERTAGNONI


Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade de São Paulo com especialização em Terapia Ocupacional Pediátrica e mestranda em Ciências de Reabilitação (Estudo sociológico da infância) pela Universidade de São Paulo. Com experiência nos contextos de saúde mental infanto-juvenil no Sistema Único de Saúde, conta com grande conhecimento em estimulação do desenvolvimento, relação pais-bebê, métodos de integração sensorial e suporte clínico nas questões sociais e de inclusão para crianças. Professora licenciada da Dança Materna. Sócia-proprietária da ADOLETA.

 

CREFITO3 15098 TO

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page